Hoje estaremos falando sobre meios de comunicações nas
empresas. Traremos o Memorando e a Carta Comercial.
Vocês sabem o que é um Memorando?
O Memorando é um meio de comunicação oficial que
ocorre dentro de empresas, instituições e etc. já que é uma comunicação
interna, deve-se ter uma linguagem breve, direta e precisa.
Se liga no passo a passo:
·
Timbre
da instituição
·
Número
do memorando;
·
Remetente;
·
Destinatário,
sendo este mencionado pelo cargo que ocupa;
·
Indicação
do assunto;
·
Local e
data;
·
Corpo da
mensagem, ou seja, o próprio texto;
·
Despedida;
·
Assinatura
e cargo.
Referência do passo a passo: "https://www.significados.com.br/memorando/"
Ex.:
E a Carta Comercial?
A
Carta Comercial tem como finalidade a comunicação entre duas empresas
comerciais geralmente deve-se predominar a linguagem formal e em muitos casos o
conteúdo deve ser confidencial. Ao contrário de cartas pessoais, as cartas
comercias devem ser mais claras e objetivas e sempre digitadas.
Aí
vai mais um passo a passo:
·
Cabeçalho: geralmente
as cartas comerciais são realizadas em papel timbrado da empresa e, no
cabeçalho aparece o logotipo da empresa, com nome e o endereço correspondentes.
Se enviadas pelos correios, o envelope das cartas comercias também são
timbrados, ou seja, com a identificação visual que representa a imagem da
empresa (logotipo). O envelope inclui nome completo (remetente e destinatário)
e o endereço de ambos (rua, número, bairro, cidade, estado, CEP);
·
Número e Departamento: algumas
cartas comerciais são numeradas e indicam o nome do departamento da empresa que
está enviando o texto, que pode ser uma sigla;
·
Assunto: alguns
modelos de carta comercial admitem o campo “assunto”, que se refere ao tema
será explorado na carta. Esse campo aparece abaixo da numeração e indicação
departamental. No caso do e-mail comercial, o campo “assunto” (subject)
já é preenchido acima, junto com o endereço de e-mail do destinatário;
·
Local
e Data: acima do corpo
de texto, e geralmente na margem esquerda, indica-se a data e o local do envio
da carta;
·
Destinatário: informações
do remetente (emissor) devem ser acrescidas abaixo da data e local, por
exemplo, nome, departamento ao qual pertence e o endereço;
·
Vocativo: representa
o nome do destinatário (receptor) do texto que deve surgir de maneira formal,
por exemplo: Prezado Gerente, Caro Consumidor, etc;
·
Corpo de Texto: trata-se
do conteúdo da mensagem que será enviada. Não se esqueça que as cartas
comerciais são breves e objetivas. Portanto, não seja prolixo;
·
Despedida: de
acordo com as normas formais, despede-se com expressões: saudações,
cordialmente, respeitosamente, atenciosamente, etc.
·
Assinatura: Por
fim, aparece o nome do emissor (remetente) da carta, bem como o cargo que ocupa
na empresa.
Referência do passo a passo: “https://www.todamateria.com.br/carta-comercial/”
Ex.:
Comentários
Postar um comentário