Ofício

Ofício

Ofício é uma forma de comunicação formal escrita interna ou externa ,destinada a alguma autoridade pública, empresa ou mesmo pessoa física, para solicitar, reivindicar ou comunicar algo.
Um ofício pode ser simples, destinado a uma só pessoa ou instituição, ou múltiplo, voltado a diferentes destinatários,considerando a possibilidade de ser em papel timbrado.
Os tipos de ofício mais comuns são:
·         Ofício de solicitação
·         Ofício de comunicação
·         Ofício de pedido ou requerimento
·         Ofício jurídico
·         Ofício para pedir patrocínio.
·         Ofício para apresentar funcionários públicos
O ofício deve ser composto por:
1.    Tipo de Ofício: (De Solicitação,de comunicação,de requerimento,jurídico,etc.)
2.    Número de ofício:  ( Uma empresa mesmo pequena,  pode precisar emitir um número grande de ofícios por ano.)
3.    Destinatário: (Nome do destinatário, cargo,nome da empresa ou instituição.)
4.    Assunto: ( Incluir uma linha com o tema a ser  tratado,quanto mais específico melhor.)
5.    Fórmula de tratamento: (ex. "Prezado Senhor Diretor", "Cara senhora Secretária-Executiva".)
6.    Conteúdo do ofício: ( Nesta parte do documento, você vai se identidicar e explicar o que precisa.)
7.    Saudação e despedida: (ex. 'Atenciosamente", ou "Limitado ao esposto,fique com meus votos de estima e consideração".)
8.    Local e data ( Inclua a cidade onde está e a data.)
9.    Assinatura.
10.  Identificação: ( Abaixo de sua assinatura, inclua seu nome completo, cargo e instituição.)
11.  Seu endereço.







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